segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Movimentação no mercado de jogadores

Bomba!!! Foi assim que Milton Neves noticiou em seu programa dominical na Rádio Bandeirantes, em primeira mão, que Robinho está próximo de acertar retorno ao Santos. E o jornalista cabeçudo - brinco, mas sou fã do Milton Neves - ainda entrevistou o atacante, que diz estar louco para o retorno e que a negociação está avançada.

O São Paulo acertou hoje a contratação do meia Cléber Santana, que teve passagem de sucesso pelo Santos e atualmente jogava pelo Atlético de Madrid. Ótima contratação do tricolor.

O atacante Denilson está em negociação com o Flamengo. Se acertar com a equipe, será a segunda passagem do penta-campeão pela Gávea.

O Vasco promete anunciar uma contratação de peso nos próximos dias. Segundo relato do repórter da Bandeirantes, Sandro Gama, fontes informaram de que há rumores de que tal contratação seria o volante Anderson, revelado pelo Grêmio e com passagens pela seleção brasileira, atualmente defendendo o Manchester United.

Estaduais

Começo o comentário, pra variar, falando do Campeonato Paulista. Após três rodadas de campeonato, São Caetano, Portuguesa e Corinthians ocupam a parte de cima da tabela com sete pontos, porém no saldo de gols o Azulão do ABC aparece na ponta. O Palmeiras empatou em casa e está em quarto, mas sobre o Verdão eu já dediquei um comentário inteiro abaixo.
O Corinthians fez um feijão com arroz básico e segurou a vitória magra por 2 a 1 sobre o fraco time do Oeste. Ponto positivo no time, a meu ver, foram as atuações de Ralf - ótimo volante, me fez lembrar em alguns lances o Christian - e do meia-atacante Defederico, mesmo fominha em alguns lances foi a cabeça pensante da equipe. Agora, o Souza sozinho já é difícil aguentar, agora Souza e Bill juntos dá desespero. Eu até tento gostar do Souza, ser compreensivo com o rapaz, mas lembrar que o Timão não fez nada pra segurar o Herrera e no seu lugar trouxe o Souza não dá pra entender.
O São Paulo escalou time principal e ganhou a primeira, sem sustos, contra o Rio Claro, por 3 a 1. E por falar em São Paulo, a equipe de juniores do tricolor levantou o primeiro caneco da equipe no ano ao vencer o Santos, nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal.
O Santos decepcionou e perdeu de virada para o Mogi-Mirim por 2 a 1, se mantendo com quatro pontos e ficando na metade da tabela.
No Estadual do Rio de Janeiro, Vágner Love estreou contra o Bangu e marcou dois gols. Ao lado de Adriano, no ataque batizado pelos flamenguistas como "Império do Amor", o ex-palmeirense garantiu a vitória por 2 a 1 do Mengo e a liderança do grupo, ao lado do Fluminense. Mas, flamenguistas, não se iludam muito com o Vágner Love. Esperem um pouco mais, como a Libertadores ou o Brasileirão, porque no Carioca até o Maicosuel foi artilheiro e ídolo.
Destaque maior ainda na rodada no Rio foi a goleada do Vasco sobre o Botafogo: 6 a 0, com três gols de Dodô. A segunda divisão parece que fez bem pro Vasco, assim como fez com Corinthians, Palmeiras, Gremio e Fluminense - no caso do Flu foi a terceira divisão que fez bem.
No Centro-Oeste, o Goiás demitiu o técnico Hélio dos Anjos após perder a terceira em três partidas. Maré brava para a equipe, onde até o atacante Fernandão já marcou gol contra.

A Síndrome do Palestra

E o Palmeiras parece que voltou a ter os mesmo sintomas já apresentados outrora. Não, não tem nada a ver com jogadores no Departamento Médico, ou então alguma epidemia de virose no grupo, nem a gripe suína (apesar do nome) apareceu por lá. O sintoma foi novamente a "Síndrome do Palestra".
Mesmo depois de desfilar elogios ao Verdão após a goleada na primeira rodada contra o Mogi-Mirim e dizer "agora vai", novamente vi o Palmeiras perder dois pontinhos preciosos em casa, agora contra o Ituano. Sim, o Ituano de Juninho Paulista, autor de um dos gols no empate por 3 a 3 e remanescente do penta brasileiro em 2002.
Nada deu certo para o Palmeiras. Depois de um primeiro tempo esmagador, em que poderia ter acabado facilmente com uns 4 ou 5 gols de vantagem para o time da casa, na segunda etapa o caldo engrossou. O Palmeiras até chegou a abrir 3 a 1 no placar, mas com a expulsão do zagueiro Gualberto, o Ituano ganhou mais espaço e achou dois gols. Primeiro um gol contra, depois uma falha de Marcos e pronto: o empate estava selado e a clássica "Torcida do Amendoim" já deu ares de insatisfação novamente.
Muricy, é bom começar a se cuidar porque no Brasil você sabe, futebol depende de resultados, e no Palmeiras...

sábado, 23 de janeiro de 2010

E a Lusa é líder

A Lusa inaugurou a segunda rodada do Paulistão e já sai como líder, ao derrotar a frágil equipe do Sertãozinho pelo placar de 2 a 0, na Arena Barueri. Até o zagueirão truculento Domingos deixou o dele.
E por falar em Barueri, a equipe da Grande São Paulo foi o centro dos noticiários esportivos no estado essa semana. Primeiro porque a equipe acertou a "troca" de sua casa de Barueri para Presidente Prudente, cidade localizada na região norte do estado de São Paulo. Ainda este ano a equipe trocará o nome Gremio Barueri para Gremio Presidente Prudente. Outro fato gerado em torno da equipe foi a partida contra o Palmeiras, na quita-feira, onde o árbitro Paulo Cesar de Oliveira validou um gol mais que impedido contra o Verdão, gerando mais ma vez a ira de seu pesidente afastado Beluzzo.
Outros fatos que marcaram a rodada do Paulistão foi a estréia de Roberto Carlos com a camisado Corinthians. O lateral ajudou o Timão a vencer a primeira no campeonato, 2 a 1 contra o Bragantino.
O São Paulo, com uma equipe desfigurada, utilizando apenas dois titulares - Jean e Richarlysson - sofreu para conseguir o empate no finalzinho da partida contra o Mirassol, que terminou em 1 a 1.
Na Vila Belmiro, a equipe de Santos frustrou sua torcida que, depois de golear o Rio Branco na estréia, ficou só no empate em casa contra a Ponte Preta: 1 a 1.
Nos outros estaduais, destaque para o Cruzeiro, que estreou no Mineiro contra o Uberlândia e goleu por 6 a 0, com três gols de Kleber Gladiador, atacante disputado a tapas pela Raposa e pelo Palmeiras neste início de temporada.
No Rio de Janeiro tudo na mais santa paz: os quatro grandes continuam na ponta de seus grupos, sem sustos.
Este final de semana tem mais rodada, e com certeza estarei aqui novamente para comentar o que de melhor aconteceu.
Até a próxima

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Troca-troca

Saudações caros leitores doentes por futebol!
Hoje uma novidade agitou o mercado da bola em São Paulo. Dessa vez, foi uma negociação envolvendo as equipes do São Paulo Futebol Clube e Santos Futebol Clube. Bruno Paiva, agente do volante Rodrigo Souto, confirmou hoje a ida do camisa 5 da Vila Belmiro para o Morumbi. Para o seu lugar, o Peixe terá o São-paulino Arouca, que fará o caminho inverso, saindo do Tricolor Paulista e indo para a Baixada Santista.
O namoro do São Paulo com Rodrigo Souto já vem desde o final da última temporada, quando o Tricolor procurava um meio-campista experiente para as disputas da Copa Santander Libertadores e do Campeonato Brasileiro.
Arouca, volante contratado junto ao Fluminense no início de 2009, em um pacote que ainda trouxe das Laranjeiras o atacante Washington e o lateral Junior Cesar, não se firmou no time titular do São Paulo. Apesar de mostrar um excelente futebol no Campeonato Brasileiro de 2008 pelo time carioca, Arouca perdeu espaço em São Paulo e a posição de titular ficou com o jovem Jean.
Para quem viu Arouca há dois anos com a camisa do Flu, sabe que o jogador tem muitas qualidades. Rápido, com bom passe, marcação firme e bom arremate de longa distância, o volante será uma peça importantíssima para a reformulada e jovem equipe do Peixe neste ano que só está começando.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo

Sim, sim, sim, está valendo! A temporada 2010 do futebol brasileiro já começou oficialmente neste final de semana. Todos os principais campeonatos, com exceção do Mineiro, já tiveram a sua primeira rodada completada - alguns já estão até na segunda, caso do Estadual Pernambucano.
Tudo na mais absoluta normalidade, ou quase, afinal, foi no Campeonato Paulista, o regional mais difícil do país, que aconteceram as maiores surpresas. O Corinthians não passou de um empate com o caçula da Série A, o Monte Azul, por 1 a 1, fora de casa. Já o São Paulo levou a virada da Portuguesa em pleno Morumbi por 3 a 1, com direito até a penalti perdido por Rogério Ceni. Apesar dos tropeços, os dois gigantes do futebol paulista tiveram estreantes marcando. Pelo Corinthians, Iarley estreou e marcou seu primeiro gol com a camisa do Timão. Além do gol, o veterano atacante mostrou vontade, habilidade e objetividade na partida de hoje, sendo o mais lúcido do Corinthians na partida desta tarde.
Marcelinho Paraiba, reestreando no São Paulo, marcou um golaço de fora da área, mas também foi só. O São Paulo perdeu o jogo pra Lusa e perdeu o atacante Dagoberto, mais uma vez expulso por entrada violenta.
Nos outros jogos do Paulistão, nada de novidade. Palmeiras e Santos golearam em suas estréias. O Verdão fez 5 a 1 no frágil Mogi Mirim, que escapou do rebaixamento em 2009 na última rodada, porém o Palestra mostrou uma equipe mais unida e empenhada do que aquela que terminou o último ano em cacos. Diego Souza e Cleiton Xavier comandaram a equipe, que também contou com um estreante marcando: Léo, zagueiro que veio do Gremio trocado pelo briguento Mauricio marcou o segundo tento da goleada no Parque Antartica e se mostrou um zagueiro seguro, que pode ajudar a arrumar a zaga do time, ponto fraco durante a temporada passada.
O Santos goleou o recém-chegado Rio Branco, no Pacaembu, por 4 a 0, com dois de Neymar e dois de Paulo Henrique Ganso. Giovani também fez sua reestréia no Peixe, entrando no segundo tempo com a camisa 10. Fora o passe para o terceiro gol da equipe, o meia teve uma atuação discreta, porém pode ser muito útil ao jovem time do Santos durante o campeonato.
Nos outros estados tudo normal: no Rio de Janeiro os quatro grandes venceram e também tiveram estreantes marcando. Herrera marcou na vitória do Botafogo sobre o Macaé por 3 a 2, Everton e Julio Cesar deixaram os seus no jogo tranquilo que o Fluminense teve diante do Americano, em Campos, vencendo por 3 a 0. Atual campeão carioca e brasileiro, o Flamengo sofreu, mas venceu o Duque de Caxias por 3 a 2, com o estreante Fernando marcando um dos gols.
No Rio Grande do Sul, Gremio e Inter também ganharam, mantendo a escrita de que naquele estado só há mesmo os dois times e não adianta ninguém reclamar, pois é a mais pura verdade, ainda mais agora com o Juventude na terceira divisão do brasileiro.
Muita água ainda vai passar por baixo da ponte do futebol brasileiro neste ano e nós estaremos aqui para remar com este barco na maré do mais emocionante esporte que já existiu.
Aguardem e confiem!

sábado, 16 de janeiro de 2010

O início

Saudações fanáticos pelo futebol!
Hoje estou iniciando as atividades do blog "Comentarista da Galera". Como informei em meu perfil, sou formado em jornalismo e adoro escrever, porém o destino me fez seguir a carreira de bancário e cá estou, criando um blog para escrever sobre futebol.
E não há momento melhor para criar esse blog, afinal, 2010 está só começando e é ano de Copa do Mundo. Além disso, uma Libertadores da América muito especial, já que não estarão Boca Jr., River Plate e Palmeiras, três carrascos do Corinthians. E sim, mais especial ainda é a presença do "Todo Poderoso Timão", o meu Corinthians na Libertadores.
Brincadeiras de lado, escolhi hoje, dia 16/01/2010 para iniciar as atividades deste blog porque hoje é quando tudo começa. A temporada 2010 do futebol brasileiro se inicia hoje, com seus principais campeonatos estaduais e os principais clubes do país correndo atrás da bola pela primeira vez no ano, oficialmente, neste final de semana.
Pra quem como eu estava se sentindo órfão desde o dia 07 de dezembro, aquela segunda-feira que sucedeu o hexa brasileiro do Flamengo (sim São-Paulinos, elestambém ganharam seis vezes) e tinha que matar a vontade do nosso futebol assistindo a jogos de festa dos amigos de todo mundo contra seleções montadas na hora que nunca se teve idéia da existência, ou assistindo aos episódios do programa "Jogos Históricos" da SporTV, hoje é o início de um ano cheio, que poderá nos trazer muita alegria - ou decepção profunda.
Espero que gostem deste blog que se inicia hoje, onde postarei minhas opiniões também de torcedor mas, principalmente, de alguém que gosta, acompanha, entende e vive o futebol em todas as suas vertentes, seja Sub-20, seja futebol nacional, seja futebol europeu, seja seleções e até segunda divisão do campeonato do Rio de Janeiro, o que importa aqui é gostar de futebol, novo ou velho, futebol arte ou futebol força, tática ou show. Começa aqui o "Comentarista da Galera", porque você é um comentarista como eu, que gosta e entende de futebol, e dessa maneira tem suas opiniões, e nós somos como os comentarista das redes de Rádio e TV, porém a única diferença é que não temos a oportunidade de falar para o grande público. Agora está aqui nosso espaço, para que possamos discutir futebol como em uma mesa de boteco.
Muito obrigado a todos
Eduardo Farias